Prospecção Tecnológica no Setor de Energia Elétrica

Ferramentas

Evolução da maturidade tecnológica

Para avaliação da maturidade tecnológica foi desenvolvida uma ferramenta baseada em uma adaptação da métrica TRL – Technology Readess Level como percepeção para cálculos dos estágios de maturidade. O TRL é uma métrica desenvolvida pela NASA - National Aeronautics and Space Administration e adaptado pelo DoE - Department of Energy (US). 

As etapas passam desde do estágio conceitos teóricos e fundamentações, testes em bancadas, testes em ambientes realistas, até a prontidão final. Foram criadas três categorias e foram classificadas em baixo, médio e alto estágio de maturidade tecnológica.

 

  • Baixo: tecnologias que apresentam os requisitos dos níveis de 1 a 3.
  • Médio: tecnologias que apresentam os requisitos dos níveis de 4 a 6.
  • Alto: tecnologias que apresentam os requisitos dos níveis de 7 a 9.

 

Essa ferramenta possibilita a criação da curva de evolução da maturidade tecnológica por meio  do preenchimento de um questionário objetivo que avalia a expectitativa do nível de prontidão da tecnologia com o passar do tempo. 

 

NOTA: uma grande diferença da ferramenta proposta para aplicação do TRL em sua formalidade, é que esse módulo se baseia em percepções, sem o levantamento de evidências que é exigido pelo processo de TRL. Essa diferença possibilita especular a projeção da maturidade tecnológica no futuro.

 

Entrar

Análise de criticidade de um elemento tecnológico

Segundo o guia apresentado pelo o Departament of Energy (DoE-US), o conceito de um elemento tecnológico crítico é baseado em alguns parâmetros como custos, prazos, produção, inovação. Um elemento, ou componente, tecnológico é considerado crítico se o sistema depende desse elemento para cumprir com os seus requisitos operacionais ou seja considerado altamente inovador e original. 

Esse módulo propõe avaliar a criticidade por meio de um questionário simples e objetivo que se utiliza da percepção de especialista sobre algumas questões que abordam os parâmetros utilizados pelo DoE.

 

Entrar